Publicidade

Floriano: Menos da metade dos eleitores fez cadastramento biométrico

Menos da metade dos florianenses fez o recadastramento e faltam menos de 20 dias para o fim do prazo

O Juiz Noé Pacheco, Juiz Eleitoral da comarca de  Floriano, advertiu os eleitores  sobre o fim do prazo para o cadastramento biométrico. Segundo o Magistrado,  menos da metade dos florianenses fez o recadastramento e faltam menos de 20 dias para o fim do prazo estipulado pelo TRE.

 Com o novo sistema de identificação, feito por meio das digitais e da foto do eleitor, a Justiça Eleitoral pretende acabar com as possibilidades de uma pessoa votar no lugar da outra. A previsão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é que o voto biométrico seja estendido para todo o eleitorado do País até 2016.

A ausência do eleitor importará no cancelamento do seu título eleitoral, documento indispensável para a garantia de diversos direitos. Há a possibilidade também de se fazer o agendamento pelo site http://www.tre-pi.jus.br/, evitando assim as filas.

O recadastramento será feito nos municípios onde a Justiça Eleitoral concluiu que era necessário realizar revisão do eleitorado. Essa providência está prevista na legislação eleitoral em três situações: quando o eleitorado superar 65% da população projetada para aquele ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quando o total de transferências de eleitores no ano for 10% superior ao do ano anterior e nas situações em que o eleitorado exceder o dobro da população registrada entre os 10 e 15 anos anteriores.

Além de verificar se há fraudes no cadastro, a convocação para renovar as informações na Justiça Eleitoral tem o objetivo de retirar do rol de eleitores pessoas que já morreram, mas cujo óbito não foi informado pelos Cartórios de Registro Civil.

Em Floriano, o processo está sendo realizado no Terminal Turístico da Beira Rio em regime de plantão durante toda a manhã e tarde, e também nos finais de semana.

Pin It

DEIXE UM COMENTÁRIO