Publicidade 3
Fiat Jelta – 970×120
GeralSaúdeTecnologia

Possível cura da AIDS é anunciada por cientistas

Publicidade 5

Cientistas americanos descobriram que um composto sintético conhecido como PD 404,182 é capazde ‘dissolver’ o vírus da aids, destruindo seu material genético. A pesquisa, liderada por Zhilei Chen, professora-assistente de engenharia química da Universidade Texas A&M, foi publicada no periódico Antimicrobial Agents and Chemotherapy.

A PD 404,182 “é uma pequena molécula viricida (que mata vírus)”, diz Chen. “Quando o vírus HIV entra em contato com a substância, ele é ‘quebrado’ e perde seu material genético, antes que possa injetá-lo em uma célula humana.”

Uma das principais vantagens de destruir o material genético é que praticamente impossibilita que o vírus crie resistência contra o composto. Bem diferente dos antirretrovirais, que atuam sobre proteínas localizadas na ‘membrana’ do vírus. Alterando essas proteínas, os vírus ganham resistência aos medicamentos. “Acreditamos que esse composto atue sobre algo comum a todos os vírus e não apenas em suas proteínas”, afirma Chen.

Prevenção — Embora não represente a cura da aids, o composto pode ser bastante útil no futuro na forma de gel vaginal ou usado em camisinhas, para prevenir a infecção pelo vírus. “Seria bastante importante nos países da África subsaariana, onde não existe cultura de uso da camisinha”, diz o infectologista Alexandre Naime Barbosa, do departamento de Pesquisa Clínica da Faculdade de Medicina da Unesp.

Para Ricardo Shobbie Diaz, infectologista da Unifesp, um gel com a susbtância também seria útil se fosse usado por grupos específicos de alto risco, como casais discordantes, no qual uma das pessoas tem o vírus e a outra não.

O estudo, é bom frisar, ainda está na fase inicial. Isso significa que o composto foi testado in vitro, apenas em culturas de células contaminadas com o vírus. Somente em fases mais avançadas, que levam vários anos para ser concluídas, a substância será testada em animais (macacos com o vírus SIV, equivalente ao HIV nos símios) e em humanos.

De qualquer forma, a descoberta vem em boa hora. Um gel com a substância tenofovir, que havia apresentado resultados animadores em mulheres na África do Sul, com taxa de proteção de até 54%, teve seu teste clínico suspenso na semana passada, depois que uma comissão independente de controle de segurança de dados determinou que o gel foi ineficiente. Outra parte do teste, que usava uma pastilha de tenofovir, já tinha sido cancelada em setembro por razões semelhantes.

Fonte: VEJA

Publicidade 6
LER MATÉRIA COMPLETA
Publicidade 7

Notícias Relacionadas

15 Comments

  1. Gente ajo deveriam aja cura da aids o + rapido posivel. pois mata muita gente esa doença . pra nos pordermos ter un mundo melhor eu peso a deus q os cientistas ajem a cura o + rapido possivel pois eles poderam salvar muitas vidas. q deus me escute sei q escutarar . tamo junto.

    1. oi leila tudo bom, vi um comentario seu numa material sobre o virus hiv onde vc dizia `rezo toda noite peço a Deus que venha logo a cura pois quero viver pois tenho uma bebe saudavel linda e que precisa de mim!` fui recentemente diagnosticado portador do virus hiv gostaria de manter contato com vc pra conversar trocar ideias é possivel ? meu msn [email protected]

    2. creia no deus vivo e poderoso q te cura desse virus aos olho da medicina e incoravel mas para deus nada e impossivel teu poblema para deus no e nada eu ta va com todas caractericas q tava doente com esse virus da aids mais fiz grande promessa com deus ele mim curo fis 12 enzame deu nada no meu sangue horo todos os dias por vcs par q deus cure todos ele vai da a medicina nos todos somos engual ningue e mais q ninguem deus cuer tods vcs ninguen deve te preconceito q o dia da manha so pertence a deus q deus abençoe todos vcs vcs vao ce curados creia no des vivo

  2. o problema acredito eu, é que a cura existe…
    já pararam pra imaginar o quanto a indústria farmaceútica ganha com a deagraça das pessoas?
    tanto o cancer quanto a aids entre outras, todas as vezes que tentam chegar em algum luga,param com a suposta cura.

  3. Parece que a aids já não é tema recorrente como a alguns anos atras ,mas o cancer este sim tem sido a bola da vez ,famosos e anonimos estão ficando cada vez mais doentes , infelizmente não podemos afirmar nada se a causa está relacionada ao lucro que as doenças dão ,ou se realmente não há cura mesmo , se analizarmos as doenças degenerativas veremos que praticamente nenhuma tem uma cura definitiva ,sempre volta, precisamos reciclar a medicina e tratar o doente como um todo e não só a doença ou melhor os sintomas.

  4. Enquanto não houver nesta humanidade o respeito aos 10 mandamentos e que cada um se faça um santo irmão para os seus demais irmãos de jornada evolutiva, haverá não só a AIDS e o Câncer assim como cataclismas e desastres diversos, etc. Se não houver mudança de comportamento, para quantos males se achar a cura outros aparecerão. “Se o homem encontrar 1000 formas de burlar a justiça divina, essa terá 1001 formas de faze-lo resgatar as suas faltas. Não existe liberdade fora da lei de Deus”. http://www.divinismo.org

    1. Se ja tem a cura pra essa doença, vc que sabe como matar
      esse virus, pense como se fosse em vc, ou alguem de sua familia
      ou sua filha ou filho que vc mas ama, imagine vc ou alguns dele numa
      cama de um hopital espera seu remedio pra tenta levanta da maca que esta
      ….. vejo oque esta acontecendo com milhares de pessoas doente
      veja vc que quer dinheiro em troca disso, dinheiro nao é nada nesse mundo
      hj vc tem,amanha vc nao tera, entao faça o jogo limpo…. pois jesus cristo tem pra te da uma coisa
      melhor qur dinheiro.
      E se ainda nao existe a cura, vc cientista creia pelo menos um pouco em deus
      peça pra jesus lhe mostra o caminho dessa cura. talvez um simples remedio caseiro pode cura isso, ou entao uma pilula ou etc … seila algo assim, resumindo. algo na sua frente que vc nao esta vendo que. possa cura isso. so pq vc nao pede pra deus.
      faça isso vc veras a gloria do senhor em sua vida.
      Eu sofro muito com cada noticia dada. pois que mas queremos é ver. ou ouvir
      o resultado dessa cura ser aprovada.

  5. Dizem que a cura já existe, ficam nessa lenga lenga para ganharem dinheiro com a infermidade dos outros, até que um dia um dos lideres desta covardia sera atingido por esta silenciosa doença, então que sabe isso não acaba logo!!!!!!

  6. Tenho certeza que a cura esta proxima, que tds as pessoas que leia o meu comentario não perca a esperança,tenho fé força a cura vai chegar.
    Pra mim Doença e ter maldade e preconceito.

  7. Infelizmente, hoje em dia ainda não é possível eliminar os vírus…
    Quer dizer não podemos oferecer a cura porque não a lucro…
    Povo sendo enganado todos os dias que merda esses cientista que são comprado com alguns dinheirinho tudo uns merdas…

  8. Para mim ja existe a cura da Aids + os grandes lucros dos fabricantes de coqueteis e camisinhas e o um certo dr q se dis um dos descobridor do virus nao deixam essa cura aparecer..Isso e um absurdo ….Todos soropositivos ou nao devemos entra na luta para que divulguem essa cura…dizer q o virus Hiv e supermultante nao cola + com tanta tecnologia q se tem hj ok…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close