Publicidade 3
Riviera 970×120
Fiat Jelta – 970×120
Educação

Aluna de Monsenhor Hipólito é 1° lugar no Brasil em concurso de Redação do Senado Federal

Publicidade 5

A piauiense Lanielle Lorana de Sá Andrade, do Centro Estadual de Tempo Integral José Alves Bezerra, de Monsenhor Hipólito, na região de Picos, foi o primeiro lugar no 11º Concurso de Redação do Senado Federal com o tema “A Constituição Cidadã 30 anos depois”.

A comissão julgadora do Jovem Senador 2018 se reuniu na última quarta(3), no Senado Federal, e escolheu os três melhores textos do país. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira(04). Lanielle escreveu sobre “Cidadão em ação, democracia em construção”.

Lanielle Lorana de Sá Andrade, do Centro Estadual de Tempo Integral José Alves Bezerra
Lanielle Lorana de Sá Andrade, do Centro Estadual de Tempo Integral José Alves Bezerra

Na edição deste ano, foram apresentadas mais de 190 mil redações em todo o país, um aumento de 28% em comparação com a Edição de 2017.

Lanielle Lorana que cursa o 3º ano do Ensino Médio no CETI, teve a orientação do professor Satírio Francisco de Sousa na sua redação. “Estou muito feliz e emocionada por ter conquistado o primeiro lugar na redação do Senado Federal. É, sem dúvida alguma, uma grande honra poder representar a minha escola”, comemora a aluna.

Esta é a sexta vez que a escola de Monsenhor Hipólito representa o Piauí na fase nacional, tendo participado também nos anos de 2009, 2010, 2012, 2016 e 2017, tendo como melhor resultado a conquista do 3º lugar nacional em 2017.

Para o professor Satírio, conquistas como essas trazem uma sensação de dever cumprido. “Sinto-me extremamente feliz e orgulhoso de meus alunos, da minha instituição e do meu trabalho. É diante de conquistas como essas que percebemos que todo amor, zelo e empenho que dedicamos ao nosso papel de educar, não foi em vão”, disse o professor.

De acordo com a diretora da escola, Josefa Ilza, o compromisso com o trabalho faz a diferença. “Nosso compromisso é com a educação de qualidade. Não deixamos as dificuldades interferirem no nosso projeto de ensino. Incentivamos, auxiliamos e damos suporte para que nossos alunos se sintam motivados a estudar e serem vitoriosos naquilo que se propuseram a fazer”, revela a diretora.

O secretário de Estado da Educação do Piauí, Hélder Jacobina, parabenizou a conquista que, segundo o mesmo, não é só da jovem Lanielle, mas de todos que fazem a rede pública estadual do Piauí.

“Parabéns à nossa querida aluna Lanielle Lorana, aos seus professores, a cidade de Monsenhor Hipólito e a todos que fazem a educação do Piauí. Essa conquista nos enche de orgulho e nos motiva a continuar trabalhando por uma educação de mais qualidade, com escolas estruturadas, professores valorizados e qualificados, além de projetos e programas que fazem da nossa educação uma das que mais crescem no país. Estamos muito felizes”, declarou o secretário.

Concurso de Redação

Em 2018, o Jovem Senador mobilizou mais de 345 mil alunos matriculados no ensino médio de escolas públicas estaduais em todo o país, com até 19 anos, um aumento de 7% em relação à edição anterior. Os professores orientadores das redações selecionadas serão premiados com uma viagem a Brasília e acompanharão seus alunos, participando de uma programação específica na capital, incluindo um curso de formação. Ao todo, o Jovem Senador contou diretamente com o apoio de mais de 8 mil professores orientadores.

Os primeiros colocados nacionais foram escolhidos num universo de 27 redações, uma por unidade da Federação. Os textos passaram por duas seleções: uma na escola e outra na Secretaria de Educação do Estado e do Distrito Federal. A lista dos vencedores está disponível no site www.senado.leg.br/jovemsenador.

Os 27 alunos selecionados, um de cada unidade da Federação, atuarão como jovens senadores em Brasília de 19 a 24/11/2018 e a cerimônia de posse ocorrerá no dia 20 de novembro no Plenário do Senado Federal. A legislatura tem início com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa Jovem e se encerra com a aprovação dos projetos e a consequente publicação no Diário do Senado Federal.

Jovens Senadores de 2018:

O primeiro lugar ficou com a aluna Lanielle Lorana de Sá Andrade, do Centro Estadual de Tempo Integral José Alves Bezerra, de Monselhor Hipólito, Estado do Piauí, com a redação “Cidadão em ação, democracia em construção”.

Venceu em segundo lugar o aluno Matheus Moura Carabolante, da cidade de São Francisco, São Paulo, da Escola Estadual Oscar Antonio da Costa, com a redação “Democratização e Dignidade”.

O terceiro lugar na etapa nacional ficou com a aluna Luana Coutinho da Silva, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Cônego Calado, de Igarapé-Açu, Pará, com a redação “Deveres e Direitos Diferentes”.

Cidade Verde

A notícia Aluna de Monsenhor Hipólito é 1° lugar no Brasil em concurso de Redação do Senado Federal apareceu primeiro em PORTAL RIACHAONET – O Portal de notícias da macrorregião de Picos.

Publicidade 6
LER MATÉRIA COMPLETA
Publicidade 7

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close