Independentemente da idade, voltar a aprender traz benefícios para diversos aspectos da vida, como saúde mental e visibilidade no mercado de trabalho
O ser humano é fascinado pelo desconhecido desde os tempos antigos, e, em um mundo cada vez mais competitivo, a educação se torna uma moeda de troca. Seja carregando uma única caneta dentro de um estojo, seja investindo em um kit completo de volta às aulas, muitos adultos buscam terminar — ou enriquecer ainda mais — os estudos.
Diferentemente do que acontece na infância ou até mesmo na adolescência para muitas pessoas, a vida adulta impõe ainda mais desafios para quem busca retomar os estudos nessa fase. A boa notícia é que existem inúmeras maneiras de achar um espaço na correria do dia a dia para voltar a aprender, seja qual for o motivo.
Existe hora certa para um adulto voltar a estudar?
Em meio às discussões na internet sobre etarismo ou democratização da informação, surgem figuras de destaque por voltarem a estudar já adultas. Um exemplo é a cantora Jojo Toddynho, que ingressou na graduação de direito, fazendo questão de mostrar todo o seu material escolar em seu perfil nas redes.
Outra que virou notícia foi a universitária de biomedicina Patrícia Linares. O motivo? Colegas de sala mais novas que ela fizeram publicações hostis em relação à idade da estudante, que decidiu realizar o sonho de cursar uma faculdade após os 40 anos. Isso sem mencionar as inúmeras histórias de quem busca programas como a Educação para Jovens e Adultos (EJA) para completar o ensino médio.
Vantagens de retomar os estudos na vida adulta
O Brasil ainda enfrenta grandes desafios com relação ao acesso à educação formal pela população. Em 2022, mais de 900 mil adultos com mais de 40 anos estavam matriculados na EJA de acordo com o Censo Escolar. Boa parte dessas pessoas buscam completar a alfabetização, quebrando barreiras principalmente de preconceito no convívio social.
Recolocação profissional
Para além de completar o ensino básico, adultos que voltam a estudar desejam ter melhores oportunidades no mercado de trabalho. Com processos de seleção cada vez mais exigentes e em razão da competitividade crescente, estar apto para cargos com remunerações mais altas é um fator de incentivo para adultos buscarem ampliar a sua educação.
Como planejar a retomada da vida acadêmica de forma produtiva
Tanto para ter mais reconhecimento no mercado de trabalho quanto para aumentar a autoconfiança, voltar a estudar na vida adulta requer muito planejamento. A maioria das pessoas precisa conciliar a rotina de trabalho, filhos e manutenção da casa com os estudos, além, é claro, de ajustar as finanças.
Defina objetivos claros
O primeiro passo para retomar os estudos já adulto é ter um objetivo em mente. Isso irá pautar as demais decisões, como ajustar o orçamento para investir em um curso, aceitar uma oferta de trabalho melhor remunerada em outra empresa ou, simplesmente, sair da rotina aprendendo algo novo em oficinas gratuitas em centros comunitários.
Pesquise a melhor opção de curso e instituição
Sabendo do seu objetivo com a retomada dos estudos, é hora de encontrar o lugar que vai atender à sua expectativa. Hoje em dia é muito fácil encontrar cursos de excelente qualidade à distância, com condições de financiamento acessíveis e metodologias de ensino que se adequam a cada pessoa. Isso inclui pesquisar o que é mais vantajoso, como um curso livre de curta duração ou um certificado de curso técnico.
Organize sua rotina
Depois de garantir a vaga na escola, é indispensável rever a rotina para adequar o tempo que será dedicado ao curso. Aqui também entra a parte de colocar as finanças no papel, de forma que você não precise abrir mão dos estudos, mesmo em situações emergenciais.
Mantenha o foco sem excessos
Adultos não costumam ter a mesma disponibilidade física e mental para os estudos do que um jovem ou criança. Seja rigoroso com o seu tempo dedicado ao aprendizado, mas lembre-se de manter hábitos de lazer nos finais de semana ou em outros períodos livres. O descanso faz parte do processo de aprendizado, e sua saúde agradece.
Inclua outras pessoas e atividades na sua meta
Dividir as tarefas da casa para que você tenha tempo dedicado para estudar ou combinar um horário onde as pessoas mantenham o ambiente silencioso são maneiras de melhorar o aproveitamento dos estudos. Além disso, uma boa gestão do tempo faz a diferença, valendo até consumir livros e outros materiais de aula enquanto você se desloca no transporte público.