O custo-benefício dos imóveis mobiliados está diretamente ligado às necessidades do morador
Ter o próprio cantinho é um dos sonhos da maior parte dos brasileiros. Quando esse projeto começa a sair do papel, podem surgir várias dúvidas, entre elas a escolha entre comprar móveis ou adquirir imóvel mobiliado. Afinal, o que é melhor em termos de custo-benefício, praticidade e conforto?
Essas questões não são exclusivas de uma região e podem passar na cabeça de quem busca uma casa para alugar ou um apartamento na praia. O ideal na hora de tomar uma decisão é considerar os prós e contras e colocá-los na balança. Confira abaixo os principais deles.
Não é preciso comprar nenhum móvel
A principal vantagem de alugar um imóvel mobiliado é não precisar se preocupar com a compra ou o transporte de nenhum móvel. Você pode até adicionar um item ou detalhe pessoal, mas o “grosso” da mobília já está na casa e basta chegar para começar a usar.
Dessa forma, você já pode ter certeza do quanto vai gastar antes mesmo de mudar, afinal, os móveis já estão embutidos no valor do aluguel. Quem muda para um apartamento sem mobília precisa se preocupar com gastos extras e variáveis de transporte, montador, novas compras e possíveis danos aos móveis durante a mudança.
A decoração já está escolhida
Se você é o tipo de pessoa que preza pela escolha da decoração e é fã de ambientes extremamente pessoais, o imóvel mobiliado pode não ser para você. É preciso se lembrar de que toda a mobília já está lá, e ela não pode sofrer alterações, sendo entregue exatamente como foi encontrada ao fim do contrato de aluguel.
Mesmo quando você gosta da decoração, isso pode mudar ao longo dos meses ou anos em que se mora no apartamento. Nesses casos, você não vai poder reformar móveis, pintar ou dar uma repaginada. Por isso, é essencial entender as suas necessidades e a sua relação com os espaços antes de tomar essa decisão.
A mudança é muito mais prática
Precisa se mudar em um curto prazo de tempo ou é do tipo que troca de apartamento com frequência? As opções mobiliadas podem apresentar um bom custo-benefício para as suas necessidades. Na hora de se mudar, não é preciso passar dias montando móveis ou organizando o espaço para receber seus objetos pessoais. Em apenas uma tarde é possível guardar tudo e já ter um espaço funcional.
Para quem costuma mudar de endereço com frequência, a economia é ainda maior. Escolhendo imóveis já mobiliados, você economiza com transporte, montadores e ainda evita que a sua mobília se desgaste durante esses processos.
Reparo e conservação
Quando um móvel próprio vai ficando velho ou gasto, existem diversas opções: trocar por um novo, reformar, pintar, reparar ou simplesmente se desfazer. O mesmo não se aplica quando esse objeto faz parte dos móveis de um apartamento mobiliado. Pela regra, ele deve ser devolvido exatamente como era quando o espaço foi alugado.
Por isso, é necessário que o morador faça reparos com frequência e se preocupe com a conservação dos móveis, o que demanda um gasto extra. Em caso de trocas, também é preciso comprar um modelo igual, o que não permite economizar na escolha. Em aluguéis de longo prazo, essa pode ser uma desvantagem.
Os móveis atendem o imóvel sob medida
Na hora de comprar móveis para casa, um dos principais problemas é escolher itens que combinem entre si e que fiquem bem dispostos no espaço. No caso dos imóveis mobiliados esse deixa de ser um problema, uma vez que a organização já está pronta! Os móveis atendem o espaço sob medida, tornando a rotina mais prática e funcional para os moradores.