Boa parte dos consumidores (44%) inicia a jornada de compra online com uma pesquisa nos mecanismos de busca. Do total de compras no varejo digital, 23,6% são impulsionadas por tráfego orgânico, quando a pessoa chega a um site de forma espontânea, através desse tipo de consulta, conforme dados do Online Marketing Gurus.
Outro levantamento, feito pelo Web FX, revelou que 95% dos acessos gerados por tráfego orgânico vêm de conteúdos classificados na primeira página do Google. As informações evidenciam a importância de conquistar visibilidade na internet para conseguir realizar negócios.
Nesse contexto, as estratégias de SEO (Search Engine Optimization) ganham destaque para que e-commerces alcancem melhores posições nos buscadores e aumentem a visibilidade e as possibilidades de conversão.
A maioria dos brasileiros (85%) faz, pelo menos, uma compra por mês na internet e 62% dos consumidores realizam de duas a cinco, mensalmente, segundo a pesquisa E-commerce Trends 2024, realizada pela Octadesk em parceria com o Opinion Box. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), há mais de 930 mil lojas virtuais no país, sendo que a maioria recebe, aproximadamente, 10 mil visitas por mês.
Os dados indicam que, para esses players, a relevância da marca é secundária em comparação ao posicionamento nos buscadores, principalmente no Google, líder de acessos no mundo. Dessa forma, além de produtos de qualidade, empresas que desejam ser encontradas por potenciais clientes devem investir nas técnicas de otimização para os mecanismos de busca.
Como o SEO melhora a visibilidade online
A otimização para mecanismos de busca reúne diversas estratégias para melhorar o ranqueamento de sites em plataformas como Google, Yahoo e Bing. Elas incluem o trabalho de link building e a conquista de backlinks de qualidade por meio da produção de conteúdo relevante e otimizado para palavras-chave específicas.
Nem todos sabem como funciona o trabalho de SEO, mas estar atento ao assunto pode fazer toda a diferença. Buscar informações e o auxílio de profissionais da área podem ajudar a aumentar a visibilidade online.
Saber o que é link building é um diferencial para as marcas que desejam melhorar o posicionamento nos mecanismos de busca. A prática consiste em adquirir links externos de outros sites que apontam para o domínio escolhido, contribuindo para o aumento da autoridade do site, blog ou página.
Para classificar os sites em sua lista de pesquisa, o Google avalia fatores relacionados à relevância e qualidade do conteúdo; estrutura da página, como velocidade, estabilidade, responsividade e arquitetura da informação; e qualidade do tráfego. Os algoritmos monitoram esses critérios para hierarquizar os conteúdos na página de busca, conforme a pesquisa de palavras-chave dos usuários.
Investir em assessoria de imprensa online também contribui para o melhor ranqueamento, pois promove a visibilidade da marca e aumenta a credibilidade diante dos motores de busca. No caso do e-commerce, fatores como a usabilidade do site e a performance da página também são importantes.
Setor de e-commerce em expansão
Segundo o relatório The Global Payments Report 2023, o comércio eletrônico da América Latina deve crescer 13% até 2026. Dados da ABComm Forecast indicam que o faturamento pode ultrapassar os R$ 250 milhões até 2027.
Em relação ao e-commerce brasileiro, foi registrado o faturamento de R$ 185,7 bilhões e o total de 395 milhões de pedidos em 2023, conforme a ABComm. Números do Nuvemshop revelam que pequenos e médios negócios foram responsáveis por movimentar R$ 703 milhões no primeiro semestre do ano passado, o que representa 23% a mais em comparação ao mesmo período de 2022.
A ABComm calcula que 87,8 milhões de brasileiros compraram, pelo menos, um item no e-commerce no ano passado. O ticket médio das compras online foi de R$ 470. A perspectiva é de crescimento para o setor nacional.
A expansão do setor representa oportunidades, mas também aumento da concorrência. Diante da projeção, as estratégias para garantir maior visibilidade na internet representam, também, a maneira de assegurar a longevidade dos negócios.