O Brasil sempre foi reconhecido pela vastidão de belezas naturais, muito além dos tradicionais destinos turísticos de praia. Esteja você buscando por experiências exclusivas no resort Rio das Pedras ou preferindo curtir o feriado se aventurando em trilhas rodeadas de fauna e flora silvestre, o país oferece opções para todos os bolsos.
Neste artigo, você conhece um pouco mais sobre seis verdadeiros paraísos brasileiros, que podem ser incluídos no seu próximo roteiro de férias. Vale lembrar que a disponibilidade de passeios, assim como as taxas de serviço, podem sofrer alterações conforme a época do ano, então consulte as informações com antecedência.
1. Delta do Parnaíba (Piauí)
Localizado exatamente no meio entre os estados do Piauí e Maranhão, no Nordeste brasileiro, o Delta do Parnaíba é um acerto em cheio para quem procura destinos diferentes por aqui. Os atrativos da região incluem dunas paradisíacas, piscinas naturais, mangues e praias para turista nenhum colocar defeito.
As opções de hospedagem incluem desde pousadas locais, com maior imersão na cultura ribeirinha, até hotéis com pacotes de serviços mais completos. Para se deslocar entre as mais de 70 ilhas fluviais, os viajantes podem contratar bugues ou navegar em embarcações com um custo acessível.
2. Lençóis Maranhenses (Maranhão)
Vista por fotografias, a região dos Lençóis Maranhenses parece surreal, e de perto, a sensação é de estar no paraíso. Entre dunas de areia clara e altitudes variadas, se formam piscinas naturais em tons de azul e verde, tão cristalinas que permitem a visão dos bancos de areia no fundo de cada uma.
Quem deseja conhecer esse destino pode escolher entre resorts luxuosos, incluindo consumação nas praias, ou hospedagens em pousadas locais um pouco mais afastadas do Parque Nacional, ainda aproveitando as belezas que o Nordeste tem a oferecer.
3. Bonito (Mato Grosso do Sul)
Destino frequente de quem é apaixonado por ecoturismo e aventuras, Bonito é um município localizado na região centro-oeste do Brasil. Por lá, os viajantes encontram trilhas para cachoeiras de diferentes níveis de complexidade, além de atividades como rapel, tirolesa e escalada, e muita, mas muita natureza.
As grutas são uma atração à parte, revelando anos de formação natural de rochas em formatos inusitados, com águas cristalinas e em tons de azul ou verde profundos. No quesito hospedagem, encontram-se resorts para os mais pacatos, que não querem se preocupar com os pormenores, como alimentação.
4. Fernando de Noronha (Pernambuco)
Lar de golfinhos, corais e tartarugas marinhas, o arquipélago na costa pernambucana dispensa apresentações. Esse destino é conhecido pelas hospedagens luxuosas, frequentadas o ano todo por famosos, além, é claro, das belezas naturais e águas quentes, perfeitas para quem quer aproveitar bons momentos de tranquilidade no mar.
Mas também é possível conhecer Fernando de Noronha com pacotes mais acessíveis, se hospedando em cidades próximas e dando preferência a passeios menos turísticos. Isso pode resultar em descobrir locais tão bonitos quanto, com maior imersão na cultura local e na economia.
5. Arraial do Cabo (Rio de Janeiro)
Custo acessível, praias exuberantes e fácil localização definem Arraial do Cabo, na região dos lagos do Rio de Janeiro. Mirantes, grutas e comércio local atendem diferentes perfis de turistas, para os que querem aproveitar uma praia com água azul num dia ensolarado ou para os que se arriscam em trilhas para tomar banho de cachoeira.
A proximidade com outros destinos paradisíacos, como Búzios e Angra dos Reis, amplia as opções de hospedagem, desde resorts de luxo e hotéis completos, até pousadas e outros aluguéis de temporada, com preços mais baixos. Não deixe de incluir no roteiro um passeio de barco para usufruir da paisagem das ilhas vistas do mar.
6. Serra do Cipó (Minas Gerais)
Reduto de belíssimas trilhas que terminam em cachoeiras de tirar o fôlego, a Serra do Cipó atrai de turistas aventureiros a famílias em busca de destinos pacatos e cercados de verde. Com apenas 100 km de distância de Belo Horizonte, é possível viajar de carro ou fretar transportes locais, como ônibus e vans de turismo.
Para aproveitar ao máximo, a dica é buscar hospedagem em pousadas e economizar contratando pacotes locais oferecidos em cada lugar. Grutas e roteiros com trilhas mais complexas podem exigir a presença de um guia, que garante a segurança durante o passeio e reforça a importância da preservação ambiental.