O extintor de água pressurizada faz parte de um grupo de equipamentos essenciais para combate a incêndios. Porém muitos não sabem a importância que esses aparelhos possuem e acabam sofrendo com acidentes e outros problemas.
Hoje em dia existem diversos tipos de equipamentos contra incêndio e um dos principais é o extintor. Além disso existem as categorias dos incêndios que determinam que tipo de agente podemos usar para combater o fogo.
Portanto cada modelo tem uma aplicação diferente e um deles é o extintor de água pressurizado que é usado em ocasiões especiais. Contudo poucas pessoas sabem para que serve esse modelo em especial e quais os valores que ele possui.
Por esse motivo decidimos criar esse artigo onde iremos falar tudo o que você precisa saber sobre o extintor que usa água pressurizada. Assim sendo se você deseja conhecer mais a fundo o tema e entender se vale a pena comprar o equipamento, é só continuar a leitura!
Afinal como funciona o extintor de água pressurizada?
Antes de mais nada vamos falar um pouco sobre o extintor de água pressurizada e como ele funciona, para que você tire suas dúvidas logo de cara. O equipamento atua no combate a focos de incêndios de Categoria A.
Porém o extintor de água pressurizada se une a outros 4 tipos de extintor que podem ser usados nesse momento. Abaixo você conhece os tipos de materiais que podem ter seu fogo extinto com o uso do extintor com água pressurizada.
- Tecidos
- Estofados
- Papel
- Madeira
- Materiais sólidos em geral
Contudo apesar de ser usado no combate ao fogo desses materiais é importante que você saiba que existem diferenças sutis entre os tipos de extintores. Nesse sentido a primeira coisa que podemos perceber é o agente químico que será usado e qual a composição que o extintor possui.
Pois isso será responsável pela eliminação das chamas e podemos usar água CO2, pó químico e halons. No caso do extintor de água pressurizada o equipamento se torna um dos mais eficientes que podemos ter ao nosso dispor.
Um dos grandes pontos positivos do equipamento é que ele é bem prático e pode ser usado de forma direta e acabar com o fogo de forma rápida. Portanto lembre-se disso na hora de realizar o planejamento contra incêndios do seu estabelecimento comercial ou edifício.
Cuidados na hora de usar o extintor de água pressurizada
Por mais eficaz que o equipamento possua é importante tomar alguns cuidados na hora de usarmos o extintor. Nesse sentido a primeira coisa que devemos dar atenção é o uso do equipamento, que só pode ser realizado em incêndios de Categoria A.
Pois se você usar o extintor de água pressurizada em um foco de incêndio errado pode piorar ainda mais a situação. Um exemplo disso são os equipamentos elétricos que não podem ter seus incêndios eliminados com extintor de água pressurizada.
Nesse caso o que pode acontecer é um aumento no foco do incêndio já que a água é uma condutora de energia. Além disso o mesmo pode ocorrer com incêndios de Categoria D, que engloba alguns produtos que reagem com a água e aumenta ainda mais o fogo.
Preços de Extintores de Água Pressurizada
Quando pensamos em equipamentos de segurança, não podemos deixar de pensar sobre os preços cobrados por esses itens. Afinal, hoje em dia um extintor de água pressurizada é primordial e sem eles podemos enfrentar diversos problemas.
Porém você não precisa gastar muito para ter um bom equipamento, que seja útil e funcional em casos de acidente. Para economizar a primeira coisa a ser feita é procurar por uma boa loja como a Hiper Fire Extintores, uma empresa que é autorizada pelo INMETRO para a comercialização desse tipo de extintores, caso deseje fazer um orçamento, entre em contato que eles vão te auxiliar a fazer o melhor orçamento para esse tipo de extintor.
Dessa forma você consegue encontrar um extintor com ótimo custo-benefício e evita problemas futuros. Por fim lembre-se que economizar demais pode te gerar prejuízos enormes, então compre um bom extintor de água pressurizada e evite tudo isso.