Você já se perguntou a respeito de quais são os tipos de estoques logística? A verdade é que a logística é um processo um tanto quanto complexo.
Afinal de contas, trata-se de algo que exige uma série de processos. E, para facilitar, existem diferentes tipos de estoques logística.
Então, se você quer entender um pouco melhor a respeito dos tipos de estoques logística, é só continuar a sua leitura nos parágrafos seguintes.
O que é estoque logístico?
Estoque logístico é o conjunto de bens, produtos ou materiais armazenados em um ponto da cadeia de suprimentos a fim de satisfazer às necessidades de abastecimento de clientes.
Os principais tipos de estoques logísticos são:
- Estoque de Segurança;
- Estoque de Proteção;
- Estoque de Serviço;
- Estoque de Manufatura.
Estoque de Segurança é bastante útil para fornecer reservas ao sistema de suprimentos e evitar a falta de produtos.
Já o Estoque de Proteção fornece um suprimento durante os atrasos de entregas.
O Estoque de Serviço supre os itens para entrega para os clientes durante a sazonalidade de determinado item e o Estoque de Manufatura se destina à manutenção dos processos de produção.
Gerenciar um estoque logístico de forma eficiente é essencial para o bom funcionamento de uma empresa e a satisfação dos clientes.
Quais são os tipos de estoques?
A logística existe para ajudar as organizações a atender as necessidades dos clientes com mais eficiência.
Esses tipos de estoque variam de acordo com o objetivo da organização, as características do produto e a cadeia de suprimentos.
Os principais tipos de estoques são: estoque de segurança, estoque de pedido, estoque de posicionamento, estoque de projetos e estoque de sinalização.
Cada estoque tem suas próprias regras para uma gestão eficiente, especificamente com relação à estratégia logística da organização.
É fundamental para as organizações compreender as características de cada estoque para otimizar a gestão dos recursos e oferecer melhores serviços aos seus clientes.
Abaixo, iremos falar com um pouco mais de detalhes sobre demais tipos de estoques logística.
Estoque de matéria-prima
Um dos tipos de estoques logísticos mais importantes para qualquer empresa é o estoque de matéria-prima.
É nesse estoque que se mantém os insumos e materiais necessários para a produção. Assim, garante a disponibilidade de insumos e, consequentemente, a produção contínua dos itens fabricados.
Para gerenciar eficientemente o estoque de matéria-prima, é necessário seguir algumas diretrizes básicas, bem como:
- Controle de qualidade dos materiais adquiridos;
- Correta armazenagem;
- Gestão de estoques.
Tudo isso serve para não correr riscos de não ter suprimentos suficientes quando necessário.
É fundamental monitorar os níveis de estoque e a frequência de abastecimento, adequando-o à demanda dos processos produtivos da empresa.
Dessa forma, será possível economizar custos com excesso de aquisição de material bem como com paralisações dos processos produtivos devido à falta da matéria-prima.
Estoque de produtos acabados
Esse é um dos tipos de estoques logísticos mais comuns e consiste em armazenar os produtos já prontos. Ou seja, já se pode vender ou enviar para entrega.
Deve-se fazer esse tipo de estoque por meio da monitoração dos níveis de estoque. Assim, acaba sendo possível manter o suprimento necessário para as operações comerciais e a entrega dos produtos aos clientes.
É necessário controlar o tempo de armazenamento dos produtos, a fim de assegurar que eles permaneçam em boas condições para a venda.
Estoque de produtos em processo
É um dos tipos de estoques logísticos que reúne os materiais ou produtos que ainda estão em meio à produção. O objetivo é garantir que os materiais estejam disponíveis para a produção.
É essencial que seu gerenciamento seja feito de forma correta, haja vista que se considera parte do estoque e, consequentemente, um ativo da empresa.
Deve-se monitorar esse tipo de estoque de forma constante, até mesmo para que seja possível identificar quando há a necessidade de ajustar estoques de insumos, a fim de evitar paralisações e vazios de produção.
Outra medida importante é definir um sistema de controle que possibilite acompanhar o estado de cada material em cada etapa da produção.
Isso evita diversos tipos de transtornos e, ao mesmo tempo, ajuda a otimizar o processo produtivo.
Por último, é preciso lembrar que este tipo de estoque deve conter materiais de qualidade, o que significa que seu controle deve ser feito ainda antes da entrada na produção, garantindo assim que eles estejam aptos para serem usados.
Por isso, é fundamental definir um sistema de inspeção de qualidade e manter sempre um nível de estoque satisfatório a fim de garantir a eficiência e a qualidade dos produtos finais.
Gerenciamento de estoques eficiente
Gerenciar os estoques logísticos de forma eficiente é fundamental para o bem-estar, desempenho e sustentabilidade do negócio.
BCompany surge como uma solução que alia tecnologia e inovação para a gestão de estoque e logística do seu negócio, facilitando esse processo.
Para gerenciar de forma efetiva os estoques, é necessário conhecer os diferentes tipos de estoques logísticos existentes, como estoques de segurança, estoques de trânsito, estoques de reserva e muitos outros.
O gerenciamento eficiente de estoques deve começar com a identificação das necessidades e dos desafios logísticos envolvidos.
Depois, é necessário implementar estratégias e planos contínuos de controle de estoque, além de analisar as previsões de demanda e as condições de mercado.
É aqui que a BCompany se destaca, oferecendo uma plataforma que integra todas essas funções e facilita a tomada de decisão.
Para alcançar um gerenciamento de estoques eficaz, é preciso desenvolver um sistema que permita a coleta, o armazenamento e a análise de dados relacionados aos estoques, além do monitoramento contínuo das atividades e dos processos logísticos.
A BCompany oferece exatamente isso, garantindo uma gestão de estoque e logística eficiente e inovadora para o seu negócio.
BCompany: tecnologia e inovação para a gestão de estoque e logística do seu negócio.
Identifique a demanda e o estoque necessário
Antes de começar a gerenciar os tipos de estoques logística, você precisa identificar quais são as necessidades da sua empresa e qual é o estoque necessário.
É fundamental conhecer a demanda do seu público-alvo para poder dimensionar o estoque necessário, isto é, discriminar qual quantidade de produtos deve ser disponibilizada em cada um dos tipos de estoques logística.
É preciso considerar o fluxo das informações, ou seja, como ocorrerá o processamento de pedidos, a reposição, o controle de qualidade, assim como a avaliação das condições e a segurança dos estoques logísticos.
Essa análise prévia te permitirá projetar de forma eficiente os seus tipos de estoques logísticos.
Separe os estoques por categorias
A organização dos estoques logísticos contribui para a eficiência e produtividade operacional. Dividir os estoques em categorias auxilia na administração dos processos e garante otimização dos custos.
Entre os tipos de estoques logísticas mais comuns estão os materiais de produção, de distribuição, de estoque de segurança e de estoque de quarentena.
Cada um deles exige uma gestão diferente, com o objetivo de garantir o fluxo de atividades ininterrupto e o melhor aproveitamento dos recursos.
Os materiais de produção são aqueles que se destinam a realizar os processos de transformação das mercadorias e garantir o chamado ciclo de produção.
Os materiais de distribuição são aqueles que se destinam ao atendimento ao cliente.
Já os estoques de segurança e de quarentena são aqueles destinados a garantir manutenções e nos casos de quarentena, incorporar novos produtos ao estoque.
Analise sua operação com cuidado para identificar quais materiais e estoques a sua logística precisa manter e qual o melhor meio de gerenciá-los para obter maior eficiência.
Utilize as técnicas de estoque mais adequadas
Existem várias técnicas de controle de estoque para que possa identificar os tipos de estoques logística adequados para sua empresa.
Essas técnicas dão às empresas uma maior visão dos custos associados ao armazenamento de produtos, além de ajudar a identificar quais os produtos são necessários ter em estoque e quais não.
Uma das técnicas mais comuns de controle de estoque é o controle ABC, que ajuda a identificar quais são os produtos mais vendidos e quais necessitam de mais atenção e investimento para que eles continuem a vender.
Outro método de controle de estoque é o controle de estoques por lotes, que ajuda a otimizar o tamanho da quantidade de estoque a ser mantido na empresa.
Para que possa gerenciar os seus estoques logísticos de forma eficiente, recomenda-se testar diferentes técnicas para ver qual delas atende melhor às suas necessidades de estoque.
O acompanhamento dos resultados é essencial para ver se estas técnicas estão realmente produzindo o resultado desejado. Assim, poderá tomar as melhores decisões para os seus negócios e para a gestão dos seus estoques.