Será que tem como saber se meu coração está saudável? Essa é uma dúvida bastante comum, que bastantes pessoas costumam se questionar.
Afinal de contas, manter o nosso coração saudável é fundamental para evitar uma série de problemas mais graves, que podem trazer inúmeras complicações.
Não há como negar que o coração é um dos órgãos mais essenciais do nosso corpo, sendo responsável por bombear o sangue para todos os tecidos e órgãos.
Entretanto, muitas vezes, esquecemos de cuidar dele da forma adequada, o que pode levar a problemas de saúde graves.
Então, será que existe como saber se meu coração está saudável? É sobre isso que iremos falar no decorrer deste artigo!
Qual é a importância de saber se meu coração está saudável?
Entender se há como saber se meu coração está saudável é um cuidado indispensável, que todas as pessoas deveriam se atentar a isso.
Dizemos isso porque as doenças cardíacas são capazes de provocar uma série de condições médicas, as quais podem ser tanto crônicas quanto agudas.
Dessa forma, elas são capazes de afetar um ou mais componentes do coração, algo que pode trazer problemas ainda mais graves.
Além do mais, a importância de saber se o coração está saudável ocorre para se ter a certeza de que o seu corpo está bem.
Até mesmo porque, somente no Brasil, as doenças cardíacas têm sido uma das principais causas de morte.
Segundo alguns dados, existem mais de 120 mil vítimas de doenças cardíacas, tais como complicações cardíacas ou derrames cerebrais.
As possibilidades de doenças cardíacas são das mais extensas e variadas possível. Por isso, é interessante entender como saber se meu coração está saudável.
Tenho como saber se meu coração está saudável?
Sim, tem como saber se meu coração está saudável. Para isso, você precisa ficar atento a algumas coisas mais específicas.
Dentre elas, podemos mencionar as seguintes:
Conheça os fatores de risco
Primeiro de tudo, é interessante que você saiba quais são os fatores de risco para que o seu coração se torne suscetível a desenvolver algum problema.
Um dos principais fatores de risco é o tabagismo. Afinal de contas, o cigarro causa efeito de inflamação, além de estreitar e obstruir os vasos sanguíneos.
Por consequência, ele contribui para evolução de condições como derrame, infarto e uma dor no peito devido a diminuição do fluxo de sangue no corpo.
Se você sofre desse problema, procure algum remédio para parar de fumar urgente como forma de garantir que seu coração se manterá saudável.
Mas, dentre outros fatores de risco, mencionamos os seguintes:
- Pressão arterial elevada;
- Colesterol alto;
- Diabetes;
- Obesidade;
- Histórico familiar de doenças cardíacas;
- Sedentarismo.
- Estresse.
Se você tem algum desses fatores de risco, é essencial perguntar se tem como saber se meu coração está saudável.
Faça exames regulares
Para avaliar a saúde do seu coração, é necessário realizar alguns exames médicos com uma certa regularidade.
Agora, dentre os exames que poderão lhe ajudar a entender o quão saudável está o seu coração, podemos mencionar os seguintes:
- Eletrocardiograma (ECG): verifica a atividade elétrica do coração;
- Ecocardiograma: avalia a estrutura e função do coração;
- Teste ergométrico: analisa a resposta do coração ao exercício físico;
- Holter: monitora a atividade elétrica do coração durante 24 horas.
Esses exames devem ser feitos com a orientação de um profissional de saúde, de acordo com a idade e os fatores de risco de cada pessoa.
Aos que se perguntam como saber se meu coração está saudável, saiba que com certeza essa é a melhor maneira de obter a resposta para a sua pergunta.
Preste atenção aos sintomas que indicam problemas de coração
Diversos são os sintomas que são capazes de indicar problemas de saúde no coração, e você precisa se manter atento a eles.
Dentre os principais sintomas que podem indicar problemas no coração, podemos mencionar os seguintes mais comuns:
- Dor ou desconforto no peito;
- Falta de ar;
- Palpitações;
- Tontura;
- Desmaio.
Então, se você apresentar algum desses sintomas, a nossa dica é procurar por um médico o quanto antes for possível.
Mantenha-se atento a frequência da prática de atividades físicas
A prática regular de atividades físicas pode ajudar a prevenir doenças cardíacas, além de melhorar a condição física e mental.
No entanto, se você não costuma ter uma regularidade em realizar alguns exercícios, então pode acontecer de se ter maiores chances de desenvolver algum problema cardíaco.
O ideal é que você procure realizar pelo menos 150 minutos de atividades moderadas por semana, como caminhada, corrida, natação e ciclismo.
Mas, sempre que for fazer algum exercício físico ao ar livre, tenha cuidado com a alta exposição solar, pois isso pode contribuir para desenvolver o carcinoma basocelular nariz.
Então, procure fazer uso do protetor solar, chapéu, óculos e roupas que ofereçam proteção UVA e UVB.
Cuide da alimentação
A alimentação tem um papel fundamental na saúde do nosso coração. Então, ao falar se tem como saber se meu coração está saudável, devemos mencionar o cuidado com a alimentação.
O ideal é consumir alimentos que sejam ricos em fibras, vitaminas e minerais, como frutas, verduras, legumes, grãos integrais, peixes e carnes magras.
Por outro lado, procure evitar o consumo excessivo de alimentos ricos em açúcar, gordura saturada e sal, como refrigerantes, doces, frituras e embutidos.
Cuide da sua saúde mental
O estresse crônico pode aumentar o risco de desenvolver doenças cardíacas, sendo algo do qual se deve manter atento.
Sendo assim, a nossa dica é que você passe a adotar técnicas de relaxamento, como meditação, yoga e massagem, além de buscar ajuda profissional quando necessário.
Quais são os alimentos recomendados para a saúde do coração?
Existem vários alimentos que são recomendados para a saúde do coração, sendo que o ideal é aumentar a ingestão deles.
Em geral, você deve tentar consumir uma dieta equilibrada e variada, rica em frutas, legumes, grãos integrais, nozes e sementes, e limitar o consumo de alimentos processados e gorduras saturadas.
Até mesmo porque, os alimentos processados podem causar dor persistente no estômago e ainda contribuir para o desenvolvimento de problemas cardíacos.
Para manter a saúde cardíaca em dia, procure aumentar a ingestão de peixes como salmão, atum e sardinha, uma vez que eles são ricos em ácidos graxos ômega-3, que podem ajudar a reduzir a inflamação e proteger contra doenças cardíacas.
As frutas vermelhas, como morangos, amoras, framboesas e mirtilos são ricos em antioxidantes e flavonoides, que podem ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas também.
No entanto, os vegetais folhosos verde-escuros, como espinafre, couve e acelga são ricos em vitaminas e minerais, incluindo cálcio e potássio, que são fundamentais para a saúde do coração.
Os grãos integrais, como arroz integral, quinoa e aveia são ricos em fibras solúveis, que podem contribuir para diminuir o colesterol.
Por fim, as nozes e sementes, como amêndoas, castanhas e sementes de chia e linhaça são ricas em ácidos graxos ômega-3 e outros nutrientes que podem ajudar a proteger o coração.